Eu sou o Prof. Sergio Lima Netto, tenho 57 anos, sou casado e com 3 filhos. Fui aluno da Poli, entrando em 1985, na época do básico, e me formei em engenharia elétrica com ênfase em eletrônica (na época se chamava assim) em 1991; defendi o mestrado em 1992 na COPPE e doutorei no Canadá em 1996.
Sou professor da UFRJ desde 1997, sendo titular desde 2014; atualmente, sou Cientista do Nosso Estado da FAPERJ e Pesquisador B do CNPq.
Sou chefe do DEL, terminando meu segundo mandato, e já fui coordenador acadêmico do PEE na COPPE. Além disso, atuei no Comitê Assessor das Engenharias IV no CNPq no triênio 2021-2023, coordenando esse comitê nos últimos 2 anos.
Minhas principais razões para concorrer a este cargo incluem, primeiramente, uma oportunidade ímpar de expandir o trabalho e a organização atuais, trabalhando com pessoas motivadas e tecnicamente preparadas; e também o senso de dever e retribuição com essa instituição que, essencialmente, me deu tudo na vida (num relacionamento de 40 anos).
Eu sou o Prof. Marcelo Gomes Miguez e tenho a satisfação de poder me apresentar à comunidade Poli, como candidato à Vice-Direção da Escola Politécnica, para o próximo quadriênio, juntamente com o professor Sergio Lima Netto, que foi meu colega de turma, na época do ciclo básico comum.
Tenho 58 anos de idade, sou casado pela segunda vez, depois de uma viuvez inesperada, e tenho duas filhas. Ingressei na UFRJ em 1995 e me formei em engenharia civil, com ênfase em recursos hídricos, em março de 1990, iniciando em sequência o mestrado no Programa de Engenharia Civil da COPPE. Durante o mestrado, passei em um concurso para a Companhia Vale do Rio Doce, antes de sua privatização. Terminei o Mestrado em 1994, e, em fins de 1995, pedi licença da Vale para retornar ao Rio de Janeiro e fazer o Doutorado, também na COPPE. Acabei por sair da Vale para investir na carreira acadêmica e passei para a UFRJ em 1998, terminando o Doutorado um pouco depois, em 2001.
Na UFRJ, fui Chefe e depois Vice-Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes, Coordenador do Curso de Engenharia Civil por 3 anos, Vice-Coordenador do Programa de Engenharia Ambiental e Chefe do Departamento de Construção Civil. Também atuei por 5 anos no CEPEG e em diversas comisões da Direção da POLI, tendo conduzido o último processo da COTAV-POLI em 2023. Sou professor titular desde 2019 atuando na Graduação da Engenharia Civil e nos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, da POLI, de Engenharia Ambiental, da POLI e Escpla de Química, e de Engenharia Civil, da COPPE. Sou Pesquisador B do CNPq. Participo do Grupo de Águas Urbanas do Programa Hidrológico Intergovernamental da UNESCO para a América Latina e o Caribe, há mais de 10 anos, e sou um dos coordenadores da Cátedra UNESCO para Drenagem Urbana em Regiões da Baixada Costeira, estabelecida na UFRJ em 2020.
Participo de projetos de pesquisa desenvolvimento e inovação, bem como de projetos de consultoria, através das fundações universitárias, desde minha entrada na UFRJ. Nesses muitos anos, tive a oportunidade e a felicidade de produzir inúmeros trabalhos importantes para a sociedade, tanto em parcerias nacionais como internacionais, com destaque para projetos de drenagem urbana sustentável, planos de saneamento e de recursos hídricos, entre outros.
Entre as principais razões para concorrer a este cargo, eu destaco dois sentimentos pessoais muito importantes: a responsabilidade de fazer parte da história da Escola Politécnica e a retribuição que sinto ser necessária, porque a minha própria história profissional foi possível por causa da Escola Politécnica. A Escola Politécnica vem se reinventando em um mundo cheio de incertezas e manter esse processo, buscando criar condições de alavancagem, é uma meta dessa nossa chapa e do grupo que compõe as diretorias adjuntas.
MAURO HENRIQUE
(DAEG, ensino de graduação)
MARIA ALICE FERRUCCIO
(DACE, carreira e empreendedorismo)
FERNANDA VILELA
(DAEX, extensão e cultura)
LUCIANA MACHADO FERREIRA
(DADH, desenvolvimento humano)
VICTOR ESTEVES
(DAPLAN, planejamento, finança e sistemas)
ÁLVARO DA SILVA
(DAPE, políticas estudantis)